Avançar para o conteúdo principal

REAÇÃO LITERÁRIA COM JOÃO MAFO *PENSAMENTOS DA ALMA #2*

*REAÇÃO LITERÁRIA COM JOÃO MAFO*

Título| Pensamentos da Alma

Autor| Ngaiele Muecheno Fundão


Reacções Parte I

Reações Parte Il


(....) a saga continua com o belo mundo que o nosso autor vislumbrou,a activando assim o modo romântico, de lembrar que naquele tempo* quase todo mundo tinha um caderno de versos🙈 (os versos a que me refiro são textos geralmente copiados de músicas brasileiras com o escopo de conquistar uma donzela), em seguida temos o "Mais uma Noite Eu Mais Ninguém" onde o cota fala da ansiedade que lhe inquieta fruto da solidão que lhe faz companhia e pra dar seguimento a obra temos "O Bom e o Mal das Invenções Sobrenaturais", de realçar aqui que o ideal seria agrupar os poemas com base nas temáticas, pois ao ler a obra em referência encarnados uma.montanha russa onde num momento estamos a falar de tristeza e de repente felicidade,  num instante falamos de reconciliação e quando damos por nós estamos a ler sobre paz e reconciliação. E o texto sobre a criação, temos os os dois pólos (do bem e do mal) da criação mas viisto estamos diante de um texto literário o que se verificou no último verso é de certa forma inadmissível, pra se ter uma ideia o veria do o seguinte: 


"Nem pensar

que tudo quanto foi feito

por uma boa personalidade (Deus)

tem a sua parte cruel e boa para nós"


Visto que estamos diante dum texto conotativo, é desnecessário ter de abrir parênteses para explicar de quem se trata, pois o escritor deve criar essa incógnita no leitor, o escritor deve levar a reflexão o leitor e frito desta reflexão o leitor fará as deduções que lhe parecerem certas. O autor vem nos falar da grande dádiva que é a vida e logo a seguir temos o poema que dá nome a obra, "Pensamentos da Alma" este poema mostra de forma nítida que "as manifestações artísticas caracterizam uma época. (...) qualquer manifestação artística deve ser encarada como o produto de uma determinada cultura e de uma situação histórica, sendo que o espaço social intervém na obra e a obra intervém sobre a realidade social" (JACINTO e LANÇA), pois o poema foi escrito aos 08/03/2001, momento que o país era assolado por uma guerra civil, onde não havia muitos deslocados, muitos dos Angolanos se refugiaram nos países vizinhos, enfim...o #Prof_Fudão externa a tristeza que sentia ao ver ser país rico em recursos minerais, mas com os habitantes que mal conseguiam manter uma refeição por dia, lamentava k facto de irmãos lutarem em lados opostos, quando a luta devia ser contra a miséria, lamenta k facto de ver infraestruturas demolidas, vias de comunicação esburacadas e que a par desta realidade anseia ver os  nossos irmãos saudáveis, ver o nosso país sem guerra, ver lei sendo aplicada com a mesma medida e peso pra todos.....de facto uma poesia muito emotiva e que nos induz a reflexão, será que já estamos vivendo estes tempos de refrigério??? Só o autor pra usar do malhete e encerrar o caso.


O mais velho ainda nos agraciou com um poema a falar do natal e do Bo'ano* e depois veio o poema quee deixou um coxe* indignado, sim, indignado mesmo. Poema lindo e cheio de vida, mas que o autor matou por lhe negar um fim feliz. Falo-vos de "Quando Vejo", neste poema o nosso amado escritor fala depois extremos da vida, de um "mar de rosa" e um "mar de permutações melancólicas" mas não fala dr um meio termo, a vida não é apenas um "mar de males incontornáveis" ou um "mar de rosas" a vida é a  mixagem* destes dois.....por isso mesmo seria muito, mas muito fixe que tivéssemos um ou mais versos que nos ajudassem a entender está realidade, de que na vida há altos e baixos.


Temos ainda um poema de 2003 que fala de Paz. Muito Lindo e com um poder de intervenção social muito forte. Onde o sonho de todos os angolanos se tornou realidade, veio a Paz ☮️, e para aqueles que n'altura duvidaram da durabilidade desta paz o autor respondeu: 


"Sim, a Paz veio pra ficar

porque já sofremos muito com a Guerra

agora queremos transformar a incerteza em certeza

(....)

e os sonhos em realidade"


Este tema era o pão de cada dia nas rádios, TVs, Jornais e enquanto artista o #Prof_Fundão não ficou aquém desta realidade.


Um outro poema que nos remete a questões de guerra e tal e o "Desgraças da Guerra" em que muitos dos ex guerrilheiros que se mutilaram viviam pedindo esmola, e era comum encontrar nas entradas dos mercados informais e não só, pessoas pedindo esmola, facto este que é muito bem retratado no livro Pensamentos da Alma. (...)


Continua...


Por: João Mafo

MoxicArt-Projects

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROVAÇÕES VAIDOSAS

  *PROVAÇÕES VAIDOSAS* Não se envaideças com o  sofrimento, achando-se ser tão bom ao ponto de pensar que toda dificuldade na sua vida é provação, reveja-te e corrija-te, alguns bloqueios podem ser punições.  Achas provação teres os mesmos resultados insatisfatórios sempre???  Em: Relacionamentos com Pessoas diferentes?  Oportunidades de Empregos diferentes?  Até mesmas notas negativas em Provas diferentes é provação? Se em ocasiões diferentes os resultados são os mesmos, tenta ainda pensar que tu é que tens de MUDAR. Não é um duplo sentido, mantenha a roupa no corpo não precisas te prostituir, o que se deve MUDAR é a forma de pensar, agir, fazer e ser. Também é estranho que é sempre você que: Tem razão!!!  Está certo!!! É injustiçado!!!  É praguejado!!!  Deixe de ser perfeito tente ainda ser humano.  Deixe de procurar os erros dos outros em tudo em que te envolves e encontre os teus em tudo que não contece como planejado. Foca-te nas tu...

AS TRÊS EPÍSTOLAS DE MANIFESTAÇÃO POÉTICA DE ORLOQUE JÁ

  MUITO OBRIGADO POR CHEGAR ATÉ AQUI AJUDE-NOS À FAZER CHEGAR ESTAS CARTAS AOS DESTINATÁRIOS POR FAVOR FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK   "AS TRÊS EPÍSTOLAS DE MANIFESTAÇÃO POÉTICA DE ORLOQUE JÁ" CLIQUE AQUI  👇👇👇 https://docs.google.com/uc?export=download&id=1KQhjXK5wAFIVfUW7GUmoUMS2mekKqs8F

DE QUEM É A ÚLTIMA PALAVRA NO LAR???

#DE_QUEM_É_A_ÚLTIMA_PALAVRA??? #DA_MULHER🚺 ??? #OU  #DO_HOMEM🚹 ??? De quem é a última palavra no lar??? Assim como na relação entre chefe e líder, na relação entre o homem e a mulher, mesmo quando o chefe não é o líder, a última palavra é dele.  Ter a última palavra não significa ser o autor da última palavra; significa ser a pessoa que aprova ou reprova a decisão final, muito além da orientação bíblica, o homem tem a última palavra, pois é feito presidente por voto de sua esposa, assumindo ela a posição de conselheira para uma boa governação da nação-lar. Intuitivamente, ou por astúcia, um povo libertino sempre escolhe um líder liberal para alcançar a soberania de estado, mas continuar vândalo e livre de qualquer autoridade.  Mulheres mandonas, gostam de homens frochos, enquanto outras procuram líderes fortes como os pais. Homens frochos, gostam de mulheres burras, enquanto outros procuram líderes fortes como as mães. #Mas_Atenção! Reitero, a última palavra não é de qu...